Normas de funcionamento

A biblioteca é local de estudo, reflexão e trabalho. Isso só poderá ocorrer se houver silêncio e respeito ao outro.

Existem basicamente dois tipos de normas para utilização da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação (BSCA) e seus serviços:

  • Normas de uso do espaço físico;
  • Normas para empréstimo de materiais.


NORMAS DE USO DO ESPAÇO FÍSICO

O espaço da Biblioteca é um local de leitura e de estudo para uso de todos. Para uma convivência harmoniosa entre os usuários, é necessário que sejam observadas algumas normas simples:

– Guardar pastas, mochilas, sacolas e similares no guarda-volumes disponibilizado na entrada da Biblioteca;
– Manter a conversa em volume baixo, buscando sempre preservar o ambiente silencioso;
– Consumir alimentos fora da Biblioteca;
– Colocar o celular no modo silencioso. Sair da Biblioteca para atender as ligações;
– Utilizar fones de ouvido em aparelhos eletrônicos para ouvir o que deseja;
– Deixar os livros retirados da estante em cima das mesas para que os funcionários guardem no lugar adequado;
– Cuidar dos pertences pessoais. A Biblioteca não se responsabiliza por materiais esquecidos dentro do setor.


Desacato das normas
Quando as atitudes do(a) aluno(a) infringirem as normas da Biblioteca, o mesmo será preliminarmente alertado. Havendo uma segunda falta, receberá anotação na agenda.  A terceira atitude de desrespeito às normas implicará na suspensão do aluno, por um prazo determinado pela Direção do Colégio. Em caso de uma segunda suspensão no mesmo período letivo, o aluno ficará impossibilitado de frequentar a Biblioteca e o fato será registrado na ficha de ocorrência do aluno junto à Coordenadoria de Ensino.


Utilização das salas e espaço da Biblioteca pelos professores
Mediante agendamento prévio, os professores podem utilizar para ministrar aulas e atividades didáticas, os seguintes espaços da Biblioteca:

  • Setor Infantil: do 1º ao 5º ano;
  • Sala Sagüi: possui duas mesas com seis lugares cada.
  • Sala Camaleão: possui televisão e aparelho para DVD, além de 20 carteiras individuais.
Importante ressaltar que esses espaços serão cedidos pelo tempo pedido no agendamento, ficando a cargo do professor a responsabilidade pela turma e o respectivo respeito às normas da Biblioteca.

 

NORMAS PARA EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS 

Informamos que o Regulamento de Empréstimo do sistema de bibliotecas da UFSC (Biblioteca Universitária = Biblioteca Central + Bibliotecas Setoriais) foi atualizado em julho de 2018 e está no Portal BU.

Link de acesso: http://portal.bu.ufsc.br/conheca-a-bu/administrativo/normas-gerais/

Importante saber:

A consulta ao acervo da Biblioteca Universitária por meio do terminal de consulta ou pelo livre acesso às estantes pode ser realizada por qualquer pessoa.

O empréstimo domiciliar de material, no entanto, só é feito para usuários cadastrados, que têm ou já tiveram algum vínculo com a UFSC, em qualquer biblioteca do sistema.

Para efetuar o cadastro, o usuário deve apresentar um documento de identificação com foto ao(à) atendente da biblioteca e, em seguida, habilitar sua senha de acesso.

A tabela abaixo indica a quantidade de exemplares e o prazo em dias para o empréstimo de livros e outros tipos de materiais de acordo com cada tipo de usuário. Ressalta-se que o prazo é para livros que não sejam de consulta local ou material de referência.

CATEGORIA

EXEMPLARES POR BIBLIOTECA

PRAZO

Servidor(a) ativo(a) e aposentado(a)
da UFSC

Aluno(a) de graduação EaD

Aluno(a) de
pós-graduação presencial e EaD*

Tutor(a)
presencial e EaD

Colaborador(a) convidado(a)

Professor(a) substituto(a)

Residente médico(a)

10 livros,

2 livros de consulta local (tarja vermelha),

1 obra de referência (exceto tarja azul),

5 CD-ROMs,

5 teses,

5 dissertações,

2 DVDs,

2 VHS,

5 material cartográfico (3 mapas e 2 atlas)

30 dias: livros, teses, dissertações, CD-ROMs, VHS e DVDs.

3 dias: material cartográfico.

Sextas-feiras, sábados ou vésperas de feriados com devolução para o próximo dia útil: livros de consulta local (tarja vermelha).

Aluno(a) de
graduação presencial

Aluno(a) de graduação intercâmbio

Aluno(a) de
disciplina isolada

Conveniado(a)

10 livros,

2 livros de consulta local (tarja vermelha),

1 obra de referência (exceto tarja azul),

5 CD-ROMs,

5 teses,

5 dissertações,

2 DVDs,

2 VHS,

5 material cartográfico (3 mapas e 2 atlas)

15 dias: livros, teses, dissertações, CD-ROMs, VHS e DVDs.

3 dias: material cartográfico.

Sextas-feiras, sábados ou vésperas de feriados com devolução para o próximo dia útil: livros de consulta local (tarja vermelha).

 

45 dias em todos os materiais para alunos de graduação em Educação no Campo.

90 dias em todos os materiais para os alunos de graduação em Licenciatura Indígena.

Aluno(a) do
Colégio de Aplicação
Anos Iniciais
(1º ao 5º ano)

5 livros,

1 livros de consulta local (tarja vermelha),

1 obra de referência (exceto tarja azul),

2 CD-ROMs,

2 DVDs,

2 VHS

7 dias: livros, CD-ROMs, VHS e DVDs.

Sextas-feiras, sábados ou vésperas de feriados com devolução para o próximo dia útil: livros de consulta local (tarja vermelha).

Aluno(a) do
Colégio de Aplicação Ensino Médio e
Anos Finais
(6º ao 9º ano)

10 livros,

2 livros de consulta local (tarja vermelha),

1 obra de referência (exceto tarja azul),

5 CD-ROMs,

1 teses,

1 dissertações,

2 DVDs,

2 VHS,

4 material cartográfico (2 mapas e 2 atlas)

15 dias: livros, teses, dissertações, CD-ROMs, VHS e DVDs.

3 dias: material cartográfico.

Sextas-feiras, sábados ou vésperas de feriados com devolução para o próximo dia útil: livros de consulta local (tarja vermelha).

Egresso(a)

5 livros,2 livros de consulta local (tarja vermelha),

1 obra de referência (exceto tarja azul),

2 CD-ROMs,

2 DVDs,

2 VHS

15 dias: livros, CD-ROMs, VHS e DVDs.

Sextas-feiras, sábados ou vésperas de feriados com devolução para o próximo dia útil: livros de consulta local (tarja vermelha).

*Para os alunos de graduação e pós-graduação EAD, será considerada a data de postagem no Correios, quando da devolução do material.

A renovação pode ser feita quantas vezes forem necessárias desde que o material não tenha sido reservado por outro usuário e desde que o usuário não possua nenhum material em atraso em sua conta.

Medidas disciplinares por atraso na devolução

Na BSCA existem duas modalidades de medidas disciplinares por atraso na devolução dos itens emprestados

  • Penalidade por dia;
  • Multa.

Penalidade por dia

A penalidade por dia se aplica apenas aos usuários alunos dos anos finais (5º ao 9º ano) e ensino médio do CA, que estão cadastrados na categoria 25 CA –   Fund.Med. no Pergamum. O usuário dessa categoria que não devolver o material emprestado na BSCA na data prevista ficará impedido de utilizar o serviço de empréstimo domiciliar durante um período de tempo igual ao de atraso na devolução.

Caso o usuário dessa categoria efetue empréstimo domiciliar em outra Biblioteca da UFSC e entregue o material atrasado estará sujeito às medidas disciplinares da respectiva biblioteca.

Multa

A multa por atraso na devolução dos itens emprestados se aplica às categorias de usuários professores, alunos da graduação, alunos de pós-graduação, funcionários, egressos, aposentados, etc. De acordo com a Resolução Normativa 08/CC/2012, o atraso na devolução de materiais da Biblioteca acarreta na multa de R$1,00 (um real) por dia de atraso. O pagamento da multa deverá ser feito conforme as orientações do Guia de multas.

Alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Não haverá penalidade por dia ou cobrança de multa aos alunos dos anos iniciais. Essa categoria de usuário apenas fica com a conta bloqueada enquanto o material atrasado não for devolvido.

Reposição de materiais em casos de perda

Em caso de perda ou danos ao exemplar emprestado, será exigida a sua reposição. Nesse caso, até ser feita a reposição do material extraviado, a conta do usuário ficará bloqueada para novos empréstimos, bem como para qualquer outra movimentação.

Qualquer tipo de pendência na conta do usuário da biblioteca também impede a retirada, na secretaria acadêmica, de diploma ou documentação para trancamento de matrícula e transferência de colégio.