Histórico da BSCA

2020
A partir do projeto de reestruturação do espaço físico da BSCA elaborado pela bibliotecária Denise Machado novos locais foram definidos: Salão Principal, Espaço Sagui e Espaço Camaleão (clique aqui para visualizá-los).

2018
A bibliotecária Denise Machado, que assumiu a coordenação da BSCA no início de 2018, elabora uma nova organização para o atendimento ao público, com a retirada das divisórias que separavam os servidores em uma sala do restante da Biblioteca. O balcão passou a ser aberto como mostram as figuras:

Antes

Depois

Balcão à direita em formato aberto e mais acessível.

2016
No dia 28 de setembro a BSCA deixou de estar vinculada ao Centro de Ciências da Educação e passou a integrar o Sistema de Bibliotecas da UFSC (Biblioteca Universitária – BU), composto pela Biblioteca Central, dez Bibliotecas Setoriais e duas Salas de Leitura, tendo em vista a Portaria Normativa N° 85/2016/GR, que trata do Regimento Interno da BU/UFSC.

2014
Reforma do piso, aquisição de expositores e de novos computadores, bem como troca de todas as estantes do acervo.

2013
Sob a coordenação do bibliotecário Leonardo Ripoll Tavares Leite houve a reestruturação do espaço físico, inauguração da Sala de Estudos Coletivos, aquisição dos guarda-volumes e pintura de todas as paredes da Biblioteca e das mesas e cadeiras do Setor Infantil, além da criação da fanpage no Facebook e reformulação do site.

Antes

Sala infantil

Depois

Sala Infantil após pintura das paredes, portas, estantes, mesas e cadeiras.

2007
Iniciou-se a utilização do Sistema Pergamum para o gerenciamento em rede do acervo, em conjunto com as outras bibliotecas da UFSC.

1985
Foi transferida para o atual local onde funciona o Colégio de Aplicação. Professores incentivavam o uso da Biblioteca já a partir da 1ª série do 1º grau. Havia até mesmo a hora do conto. Também se utilizava o espaço para ministrar aulas, com material previamente separado pela bibliotecária para as disciplinas. Em cada início de ano era oferecido o serviço de visitas orientadas para todas as séries de 1º a 2º graus.

1981
Em 19 de agosto foi inaugurada a Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação, após sua reorganização. Oferecia-se material e serviços bibliográficos para apoiar a pesquisa e o currículo escolar dos alunos de 1º e 2º graus.

1977
Adotou o nome de Biblioteca do Colégio de Aplicação.

1961/1962
Em uma pequena sala no antigo Centro de Estudos Básicos da UFSC, surgia a Biblioteca do Ginásio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para dar suporte ao recém criado Ginásio de Aplicação em 1961, atual Colégio de Aplicação.