Novembro Negro: Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação integra as atividades do circuito a partir desta quinta, dia 03

03/11/2022 13:22

As atividades do Novembro Negro da UFSC iniciaram esta semana e a Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação, assim como demais setores da Biblioteca Universitária, integra a programação.

Confira as atividades:

Quinta-feira, 03 de novembro, 13h30min – “Exposição Racismo, Democracia e Cidadania: um olhar sociológico e cultural”
A atividade consiste na exposição de sugestões de leitura incluindo livros infantojuvenis do acervo da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação que tratam da cultura e folclore relacionados às questões étnico raciais discutidas nas aulas de Sociologia do 9ºB do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação. A exposição apresenta sinopses e produções artísticas elaboradas pelos estudantes e ficará disponível para visitação da comunidade escolar durante todo o mês de Novembro. A ação é conduzida sob a regência das estudantes Juliana de Jesus Grigoli e Mariane Bernardo Feltrim, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina, ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II, sob a supervisão da Professora Thereza Cristina Vianna e orientação do Professor Antonio Alberto Brunetta.

Terça-feira, 08 de novembro, 10h –  Auditório do Colégio de Aplicação – Conversa com a Autora Eliane Debus
A autora do livro infantojuvenil “Antonieta de Barros” realizará uma conversa com estudantes de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a personalidade e o cenário político e educacional catarinense vivido por Antonieta de Barros.

A Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus é graduada em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É líder do Grupo de Pesquisas “LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária de Cultura, Arte e Esporte e escritora.

Terça-feira, 22 de novembro – “Triolé, Triolé: poemas de Cruz e Sousa vamos ler”
A autora Eliane Debus e a ilustradora Anelise Zimmermann visitarão o Colégio de Aplicação e o Núcleo de de Desenvolvimento Infantil (NDI) para conversar com os estudantes da Educação Infantil e do 4º Ano B dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entregar exemplares da obra “Triolé, Triolé: poemas de Cruz e Sousa vamos ler”, publicada pela editora Cruz e Sousa às escolas. Reconhecido pela Fundação Nacional do Livro Infantil (FNLIJ), o livro reúne 20 poemas de Cruz e Sousa na estrutura fixa triolé (origem francesa que remonta o século XIII), no qual encontra-se a linguagem humorada e irônica, o nonsense e os jogos rítmicos dos trava-línguas e das repetições sonoras tão presentes nos poemas de origem oral, comuns nos versos para infância.

As atividades que envolvem o público do Colégio de Aplicação se consolidam por meio de uma parceria dos projetos de extensão da BU/UFSC e do Colégio de Aplicação: “Novembro da Consciência Negra na Biblioteca Universitária: espaço de diálogo e pertencimento” e o “Projeto IV Baobás: mês da consciência negra do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina”.

Mais informações:
Novembro Negro UFSC (link externo)
Biblioteca Universitária (BU) (link externo)
Colégio de Aplicação (CA) (link externo)